quarta-feira, 16 de novembro de 2011

HISTÓRIA DA IEQ

A História da Igreja do Evangelho Quadrangular
 

Durante a grande campanha na cidade de Oakland, na Califórnia, no ano de 1922, Aimée Semple McPherson foi inspirada a chamar sua mensagem de "QUADRANGULAR". Esta 1he foi revelada enquanto pregava sobre a visão de Ezequiel, dos quatro querubins com quatro rostos que simbolizavam o quádruplo ministério do Senhor Jesus Cristo:

"O SALVADOR, O BATIZADOR COM O ESPÍRITO SANTO, O GRANDE MÉDICO, E O REI QUE HÁ DE VOLTAR".

A sua mensagem nunca mudou, mas recebeu nova ênfase quando ela começou a proclamá-la com o nome dado por Deus: "O EVANGELHO QUADRANGULAR".

No mesmo ano, na cidade de Los Angeles, Aimée Semple McPherson comprou um terreno e começou a construção do templo Sede Internacional (Angelus Temple) . Foi um passo de fé, porque ela tinha apenas cinco mil dólares e a planta do templo que Deus 1he dera. No primeiro dia de janeiro de 1923, com a capacidade para mais de cinco mil pessoas, o templo foi consagrado. Irmã McPherson dirigia pessoalmente vinte e um
cultos por semana, e as novas dependências do templo já não podiam acomodar a multidão que chegava em massa para ouvi-la. Nos primeiros cinco meses, mais de 7.000 pessoas encontraram a salvação em Jesus e 1.200 foram batizadas nas águas.

Mais tarde a fundadora escreveu o seguinte comentário: "O fato de que nos enfatizamos a importância da salvação das almas perdidas em nossas reuniões, junto com a manifestação do Espírito Santo, para realizar milagres, levou Angelus Temple a ser conhecido, durante os primeiros três anos abençoados, como "A IGREJA DO AVIVAMENTO CONTÍNUO".

Aimée Semple McPherson foi fiel a visão de evangelização mundial que Deus 1he deu. Trinta e três dias depois da consagração do templo sede internacional, no dia 6 de fevereiro de 1923, os primeiros alunos do Instituto de Treinamento Evangelístico e Missionário iniciaram seus estudos. Em pouco mais de um ano, o número cresceu tanto que foi necessário realizar as aulas num salão que comportava 500 pessoas. O número continuou a aumentar até que, em 1926, foi inaugurado um edifício de quatro andares para o uso do Instituto Bíblico LIFE BIBLE COLLEGE, dedicado ao ensino da Palavra de Deus, e no preparo de obreiros.

Nos primeiros cinco anos, houve uma média constante de 1.000 alunos, estudando e preparando-se para a obra do Senhor. "Orai sem cessar", diz a Palavra de Deus e, em obediência a essa mandamento, irmã McPherson consagrou uma sala especial do Templo para esse fim. No dia 18 de fevereiro de 1923, com uma equipe de trezentos e sessenta e oito pessoas, cada uma orando um período de duas horas por semana, a Sala de Oração começou a funcionar; com os homens orando durante as doze horas da noite e as senhoras nas horas do dia.

Desde então tem sido contínua vinte e quatro horas por dia, com uma média de 13.000 pedidos mensais que chegam de diversos lugares do mundo. Deus continua a responder a oração da fé com milagres e maravilhas.

Aimée Semple McPherson consagrou a Rádio KFSG, em 6 de fevereiro de 1924. Era a primeira emissora de rádio pertencente a uma igreja, nos Estados Unidos, e a terceira emissora em Los Angeles. Ainda hoje, a rádio KFSG proclama a Palavra de Deus através da música evangélica e mensagens, vinte e quatro horas por dia. Além do seu ministério de pregação e ensino da Palavra de Deus, Aimée Semple McPherson também foi autora de vários livros, de cento e cinco hinos e treze óperas sagradas, tudo feito para exaltar o nome e a Pessoa do Senhor Jesus Cristo.

O seu ministério terminou em 27 de setembro de 1944, enquanto ela estava em plena campanha em Oakland, a mesma cidade onde recebeu a visão do Evangelho Quadrangular. O seu filho, Rolf K. MrPherson, assumiu a liderança dessa grande organização.

Atualmente a Igreja do Evangelho Quadrangular está estabelecida em 63 países, com milhares de templos, mais de 100 Institutos Bíblicos e cerca de quatro milhões de membros em todo o mundo.

Por Que Evangelho Quadrangular?

O EVANGELHO QUADRANGULAR é o evangelho ou doutrina que nos dá preceitos espirituais e conhecimento verdadeiro de nosso glorioso Senhor, a mais formosa mensagem do mundo, apresentando algo de excepcional e que vem satisfazer aos mais altos anseios espirituais do indivíduo.
Porque há 4 Evangelhos no Novo Testamento? Porque Mateus, Marcos, Lucas e João apresentam o Senhor Jesus Cristo de um ponto de vista diferente, a saber: Jesus Cristo - o Rei, Jesus Cristo - o Servo, Jesus Cristo - o Filho do homem e Jesus Cristo - o Filho de Deus. Embora haja um só Evangelho, quatro são os principais benefícios que Jesus Cristo providenciou para a humanidade, no Calvário. (João 19:30)
O Evangelho Quadrangular então é uma mensagem que apresenta:


1. JESUS CRISTO, o SALVADOR:para o mundo amaldiçoado por causa do pecado, e enganado por Satanás, LUCAS apresenta Jesus Cristo como "Filho do Homem", para a salvação da alma.


2. JESUS CRISTO, o BATIZADORcom o Espírito Santo e fogo, para um aigreja tímida e fraca. JOÃO apresenta Jesus Cristo como "Filho de Deus", para batizar e abençoar o espírito do homem.


3. JESUS CRISTO, o GRANDE MÉDICO: para a humanidade moribunda e doente,tanto no espírito como no corpo. MARCOS apresenta Jesus Cristo como "Servo de Deus", para cura divina do corpo do homem.


4. JESUS CRISTO, o FUTURO REI: de paz para o mundo cansado de guerras, lutas, cobiça, ódio e sofrimento. MATEUS apresenta Jesus Cristo como "REI QUE HÁ DE VIR".
O nome "IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR" está baseado nos quatro principais benefícios do Calvário: Salvação, Batismo no Espírito Santo, Cura Divina e Segunda vinda de Nosso Rei (Jesus Cristo).
O Evangelho Quadrangular é semelhante a um cintilante arco-íris de promessa com quatro cores significativas da pura e branca "LUZ DO MUNDO" - Jesus Cristo. (João 8:12).

Decompõem-se na Cruz do Calvário contra as nuvens tempestuosas do pecado, doença e morte, formando um lindo arco-íris de esperança - um arco que mede a Dispensação do tempo - desde o Gênesis ao Apocalipse, e vem pousar na Cidade Celestial, que "é quadrangular", (Apoc. 2l:16 Edição Atualizada).

Pode-se comparar o Evangelho Quadrangular a uma jóia com quatro facetas principais, além de muitas outras. È uma jóia de rara beleza, e que encerra simbolismo em suas cores diversas:

1. Escarlate brilhante, para a salvação da alma.
2. Ouro faiscante, para o batismo no Espírito Santo.
3. Azul cintilante, para a cura divina.4. Púrpura resplandecente, para a vinda do Rei (Jesus Cristo).
O glorioso Evangelho Quadrangular é tão sólido quanto a Rocha sobre a qual está fundado. Permanece firme nos quatro ângulos, sólido, forte, inabalável, inamovível, e quando o céu e a terra tiverem passado, ele ainda estará de pé. Por que? Porque é uma mensagem verdadeira de JESUS CRISTO, que é "O mesmo ontem, e hoje e eternamente".
                                                          

BANDEIRA DA IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR

Púrpura (roxo)

Azul Claro

Ouro (amarelo)

Escarlate (vermelho)



O nome "EVANGELHO QUADRANGULAR" veio por inspiração à irmã Aimée Semple McPherson no verão de 1922, quando, numa grande tenda em Oakland, Califórnia, manifestou-se o Espírito Santo de Deus com muito poder. A grande tenda que acomodava oito mil pessoas, estava superlotada, e mais uma grande multidão permanecia ao seu redor. Muitos tinham vindo de longe, e todos os corações estavam famintos da Palavra de Deus. O assunto para a pregação da noite era "A VISÃO DE EZEQUIEL". (Ezequiel: 1-28).
      Eis que ela começou a pregar, e passou a sentir o poder do Espírito Santo de um modo maravilhoso. Em suas próprias palavras, ouçamos o seu testemunho:"Minh’alma ficou aterrada! Meu coração sobressaltado! A ofuscante glória desta visão celestial parecia não só encher o Tabernáculo, mas ainda toda a terra. Nas nuvens do céu que se enovelavam e se envolviam numa glória de fogo, Ezequiel vira o Ser cuja glória nenhum mortal descrever. À medida que ele contemplava aquela revelação maravilhosa do Ser Onipotente, podia distinguir quatro faces, ou rostos nos quatro querubins: eram o rosto de um homem, de um leão, de um boi e de uma águia.

      No rosto do homem nós vimos o homem dos pesares e acostumado com a aflição, morrendo sobre o madeiro.

      No rosto do leão, contemplamos o Batizador poderoso com o Espírito Santo e com fogo.

      O rosto do boi simbolizava o Grande Removedor de Fardos de Pecados - O mesmo que levou nossas enfermidades e nos afastou as doenças, o qual, em seu amor ilimitado e provisão divina satisfez todas as nossas necessidades.

      No rosto da águia, contemplamos a vinda do Rei, quando Ele vier buscar a noiva que o espera - Sua Igreja.

      É um perfeito Evangelho! Um Evangelho completo para o corpo, alma, espírito e eternidade. Que maravilha e poder, a majestade disso, caindo em forma de cascata por sobre as muralhas do céu, enchendo, inundando e envolvendo o meu próprio ser! Os dedos do Espírito arrebataram as cordas da harpa eólica do meu coração e evocaram uma sublime, maravilhosa melodia semelhante ao som de um grande amém.

      Dentro de minha alma nasceu uma harmonia que foi desferida, desprendida e sustentada sobre cordas plenas, vibrantes, de onde foram destacadas as palavras que saltaram para a vida: EVANGELHO QUADRANGULAR!
      Instantaneamente, o Espírito trouxe o testemunho. Ondas, vagalhões e oceanos de louvor sacudiram a congregação. Levada sobre os ventos impetuosos de um reavivamento do Espírito Santo, essa harmonia que nasceu naquele dia foi levada a cabo pelo mundo. A expressão EVANGELHO QUADRANGULAR que o Senhor me deu, distingue vívida e apropriadamente a mensagem que me fora dada para pregar e tornara-se uma palavra doméstica através de toda a terra."


Nenhum comentário:

Postar um comentário